quarta-feira, dezembro 15, 2010

Wikileaks escolhe o CC em Portugal [1]

Julian Assange contactou-me para dar ao CC o exclusivo de alguns telegramas enviados pelo embaixador norte-americano em Lisboa para o Departamento de Estado.

O espólio é vasto e inclui referências a inúmeras personalidades da vida política nacional. Prometo nada esconder, mas irei publicar os telegramas faseadamente para não desequilibrar o CC. Assim, pelo seu indesmentível interesse, vou começar por publicar telegramas que se referem a Ana Gomes, José Manuel Fernandes e Pacheco Pereira:
    1.º Sobre Ana Gomes: “Está a desenvolver um óptimo trabalho. Para tornar ridículas quaisquer acusações que nos sejam dirigidas, diz coisas desconexas e sem sentido. Ninguém acredita no que a deputada europeia diz sobre os voos da CIA, porque os confunde com repatriações de ex-prisioneiros libertados. Devíamos ponderar um contacto da nossa Agência de Inteligência com ela, porque daria uma excelente agente infiltrada.”

    2.º Sobre José Manuel Fernandes: “Personalidade perigosa no mundo do jornalismo. É tão nocivo a defender as ideias com que simpatiza que até o dono do jornal de que era director teve de o despedir. A defesa que faz das posições atlantistas torna-nos muito vulneráveis no eleitorado de centro-esquerda. Convinha hostilizá-lo para ver se se distancia de nós.”

    3.º Sobre Pacheco Pereira: “Ex-maoista parecido com Karl Marx. Celebrizou-se por participar num programa de debate num canal de televisão por cabo. Como conselheiro político, é uma espécie de barómetro, porque aposta sempre no cavalo errado. Diz-se no seu partido — o PSD, um partido de direita que usa uma denominação de centro-esquerda — que os líderes têm receio de aparecer ao seu lado, porque é sintoma de despedimento breve.”
A tradução é da minha responsabilidade. O interesse noticioso é evidente, embora eu tenha de reconhecer que o embaixador dos Estados Unidos não prima pela originalidade. Ficam prometidas novas revelações em breve.

8 comentários :

Francisco Clamote disse...

O "embaixador" está visto que é um homem avisado e está muito bem informado.

Semisovereign People at Large disse...

Falta um Glossário

1.º Sobre Ana Gomes:devia-se precisar quem é

era aquela que era embaixadora em Timor

e que é uma espécie de trânsfuga socialista?

agora falar de deputada europeia
é que ninguém sabe quem eles são


2.º Sobre José Manuel Fernandes: torna-nos muito vulneráveis no eleitorado de centro-esquerda?

este nitidamente não parece ter a origem que lhe é atribuida

3.º Sobre Pacheco Pereira:
Ex-maoista parecido com Karl Marx.
Maoísta parecido com Mao teria de ser chinês ou andar com icterícia

aposta sempre no cavalo errado

é preferivel a prometer que aquele cavalo é o certo

e ódespois...

Anónimo disse...

Fantástico! A sua imaginação não tem limites. Parabéns.

viriatolusitano disse...

A imaginação aproxima-se a passos largos da realidade da imagem do texto.
Excelente.

Anónimo disse...

Curiosamente, ou talvez não, todos têm uma matriz comum - vêm de partidos da chamada extrema esquerda.
A Ana Gomes do MRPP; o Zé Manel da UDP e o "Marmeleiro" de um dos PCP-ml (por acaso,ou talvez não, ao que me disseram, do que menos representação tinha e era mais fundamentalista). Eles enquadram-.se bem...

Anónimo disse...

Curiosamente, ou talvez não, todos têm uma matriz comum são animais políticos filhos e netos de um tal de 25 de Abril fossilizado

Anónimo disse...

A Ana Gomes já era um perigo público antes de ser eurodeputada. Agora, aturem-na...

Anónimo disse...

LOL. LOL. LOL.