domingo, setembro 30, 2012

Pote Privatizações: “em caso algum deveria haver um veículo próprio para canalizar essas influências”


Pedro Lains, Motivações:
    ‘As privatizações não têm só um vendedor e um ou vários compradores. Têm os intermediários, isto é, os avaliadores, os advogados, os financiadores, etc.. Ora, essa terceira parte tem interesses avultados. Não sei quanto se paga, regra geral, mas se for, digamos, por baixo, 3%, isso significa 30 milhões de euros numa privatização de mil milhões. Assim, os valores em causa na intermediação das privatizações agendadas – ou sonhadas – são da ordem das centenas de milhões de euros. A venda de 40% da Caixa Geral de Depósitos representaria um valor da ordem dos 100 milhões de euros em intermediação. Embora isso seja pouco para grandes bancos, não o é para indivíduos, para agências de avaliação ou para outras partes envolvidas. Sejamos claros: a intermediação é necessária e pode até ser proveitosa para quem vende. Mas a questão não é essa. A questão é que as privatizações não podem ser feitas porque interessam aos intermediários. Assim, é também por isto que os governos têm de estar protegidos da influência dessas instituições e não podem ter ligações privilegiadas com bancos, agências de avaliação, escritórios de advogados ou outras instituições financeiras - e em caso algum deveria haver um veículo próprio para canalizar essas influências.’

11 comentários :

Anónimo disse...

Mas já repararam como nestas últimas imagens do Borges, este aparece tão chupadinho, quase com cara de doente?

Será que é por trabalhar demais? As anteriores fotos mostravam um Borges regalado, com umas peles prósperas e com um ar de leitãozinho de engorda. Alguém me explica?

Anónimo disse...

Significa isto que saberemos qual a empresa de assessoria e intermediação que mais beneficiou com as privatizações portuguesas assim que Borges sair do governo e se alapar a um chorudo tacho numa dessas empresas intermediárias.
Não há-se o peru inchado andar nervosinho e cadavérico : se for chutado com o governo antes de tempo adeus chorudo tacho e reforma.

desculpeqqc disse...

é o país que temos

Anónimo disse...

Este governo tem de remodelar urgentemente (hoje!). Esperar pelo OE aprovado é um duplo erro.

1) Os novos ministros estarão condicionados por um documento em que não participaram. Muitos potenciais ministros não aceitarão ir para o governo nesses termos. E a base de recrutamento já é muito pequena...

2) Quanto mais o status quo continuar (Relvas, Teixeira da Cruz, ASP, etc), mais o governo se aproxima do ponto de não-retorno -- o ponto a partir do qual os danos na imagem do executivo serão totalmente irrecuperáveis.

Quem avisa amigo é...

Anónimo disse...

Será que António Borges se está enTSUsando para todos porque não está bem de saúde?

Anónimo disse...

Gostei de ouvir o senhor Pingo Doce dizer que o Borges não era um tipo qualquer. Tinha sido isto e aquilo e mais outro e,como tal, merecia respeito? Sempre me foi dito , pelos que me educaram, que respeito é merecido e não devido. Este Borges merece-o depois de todas as atitudes deselegantes, arrogantes e até de má educação? Bem, é sempre comovente ver um patrão a defender um empregado!

Anónimo disse...

Então não se vê logo que este cavalheiro,do alto da sua estatura moral e ética,foi o primeiro a dar o exemplo e já há muito tempo que aperta o cinto!!! O só tem é que seguir o seu exemplo!!!

james disse...

Independentemente do mérito do post de Pedro Lains, só me apetece reproduzir aqui um comentário de um leitor do Expresso (Zé XXI) que rezava assim:

"E eu sugiro aos dirigente do CDS, aos do PSD e ao primeiro-ministro que parem de brincar ao Facebook. O recreio já acabou.

Em vez disso queremos saber quem é António Borges, o seu papel na governação, quanto pagam os contribuintes por isso e se as suas opiniões refletem o sentido geral das orientações estratégicas do governo.

De viva voz, sem jogos florais e sem Facebook, se faz favor.
Parem de brincar aos adolescentes!"

QualquerUm disse...

Tenho um dedinho que me diz que vai aparecer o BES no meio disto...
Está em tudo o que meta coisas e coiso.

Brandão disse...

Isto é muito bom:

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=2799435&page=-1

Até um indivíduo de um think que "esteve particularmente ligado à política externa dos governos de George W. Bush" acha que este desgoverno é um desastre! O Borges e os outros estarolas estão à direita de Bush!

Anónimo disse...



La Grande Bouffe...


... que acabará numa infernal ressaca!


Pensam que estão a jogar matrcos com cachopos, vão dar-se mal quando virem os mangalhos todos entsusados.

No mercy, sorry. I've got kids...