Ana Gomes reuniu-se hoje com o comissário europeu da Concorrência, Joaquin Almunía, para discutir a questão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. O que a deputada ao Parlamento Europeu ficou a saber é extraordinário:
- • Aguiar Branco nunca contactou o comissário europeu da Concorrência, que tem em mãos o caso dos Estaleiros;
• O Governo nunca apresentou a Bruxelas um plano de reestruturação dos Estaleiros nem invocou o facto de os Estaleiros produzirem navios para a Marinha (o que justificaria os apoios concedidos pelo Estado);
• Enquanto o Governo já decidiu aprovar a subconcessão dos Estaleiros, a Comissão Europeia continua a aguardar uma resposta sobre as questões levantadas em Abril sobre as transferências do Estado.
4 comentários :
o facto de os Estaleiros produzirem navios para a Marinha
Se os estaleiros não produzem navios absolutamente nenhuns, como podem eles produzir navios para a Marinha?
Pode-se argumentar, com honestidade, que se pretende apoiar com o dinheiro dos contribuintes uns estaleiros que não produzem absolutamente nada porque eles poderiam, eventualmente, nummundo ideal, produzir navios para a Marinha???
"...nem invocou o facto de os Estaleiros produzirem navios para a Marinha (o que justificaria os apoios concedidos pelo Estado)"
Bom, das duas uma, ou a deputada Ana Gomes ouviu mal ou o Sr. Joaquim Almunía não se soube expressar.
O documento State aid SA.35546 (2013/C) (ex 2012/NN) — Past measures in favour of Estaleiros Navais de Viana do Castelo S.A., publicado no Jornal Oficial da UE, e da lavra da Directorate-General for Competition, de resto já aqui apresentado num outro post, expressa o seguinte: "A ENVC emprega atualmente cerca de 638 trabalhadores, sendo o único estaleiro em Portugal com capacidade para construir navios de guerra. No momento, a carteira de construção naval da ENVC está limitada à construção de dois asfalteiros encomendados por Petróleos de Venezuela S.A. e aos acabamentos de dois patrulhas oceânicos da marinha portuguesa.
Pode ler-se o texto na integra neste link: http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=OJ:C:2013:095:0118:0128:EN:PDF
Afinal quantos Almunías há na Comissão da Concorrência?
"Comissário diz que Portugal já prestou esclarecimentos sobre ajudas aos Estaleiros de Viana
24 Junho 2013, 13:35 por Lusa"
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/industria/detalhe/comissario_diz_que_portugal_ja_prestou_esclarecimentos_sobre_ajudas_aos_estaleiros_de_viana.html
Há os Almunias que forem necessários para salvar a face aos imbecis do governo e seus representantes na comissão europeia.
Uma vergonha este caso dos estaleiros. Num país a sério este ministro não só já tinha sido demitido como já estaria a braços com a justiça. Por cá? Non pasa nada...
Enviar um comentário