quinta-feira, agosto 21, 2008

Cabeça no ar
























António Borges tem uma forma original de viajar de avião: em vez de escolher o destino em função do seu propósito, decide em função das taxas cobradas pelos aeroportos existentes, de Quito a Xangai.

Só assim se explica a sua estranha ideia de que a privatização separada dos aeroportos nacionais promoveria a concorrência entre eles. O Aeroporto Sá Carneiro concorre, em certa medida, com os da Galiza. O Aeroporto da Portela concorre em parte com o de Barajas no que respeita às escalas na Península dos voos de longo curso. Mas o aeroporto de Porto não concorre certamente com os de Lisboa, de Faro, da Madeira ou dos Açores, porque, tirando Borges, quem quer ir para um sítio não quer ir naquele momento para outro.

A concorrência é fortíssima entre companhias aéreas, mas quase não existe entre aeroportos, excepto quando, como sucede em Londres, uma mesma cidade é simultaneamente servida por vários. Aliás, é isso mesmo que torna a privatização dos aeroportos tão aliciante para certos grupos nacionais que sempre revelaram grande apetência por sectores onde a competição é nula ou escassa.

Espero que a Drª Manuela Ferreira Leite concorde comigo.

9 comentários :

Anónimo disse...

Borges leu umas teorias anglo-saxónicas mas é incapaz de as aplicar. E quer muito um emprego.

Anónimo disse...

A sua teoria é, uma vez mais, tendenciosa!

Sendo a ANA a autoridade monopolista a gerir os aeroportos nacionais, é a ANA e unicamente a ANA a decidir para onde vão os voos dos aviões. E, não havendo concorrência entre os aeroportos, é a ANA a única competente e omnipotente para decidir que companhias aereas vão para que aeroportos.

O que Borges queria era evitar que o aeroporto de Sá Carneiro se transforme num apeadeiro nacional, como a ANA pretende fazer, ao centralizar todos os voos internacionais em Lisboa. Aliás, já actualmente é quase impossível fazer-se um voo internacional sem passar por Lisboa. O boicote que a ANA fez ao negócio com a Ryanair revela uma fez mais a tendência centralizadora do país.

Anónimo disse...

A Manuela arranjou um Ribau.

Anónimo disse...

Então Miguel,

Já elegeu mais um ódiozinho de estimação ?...

Afonso Mesquita disse...

Muito gostam os anónimos deste blog.

Anónimo disse...

A Sonae tomou conta do PSD. Este caramelo foi entre administrador e consultor empregado do belmiro durante quase 20 anos. o Sampaio e Melo é administrador da Sonaecom e foi indicado novo director do gabinete de estudos. A Manelinha lá teve de sair do santander mas o amor ficou. Com a Nônô foram o conselho consultivo da catolica. Trastes...

Anónimo disse...

Oi Afonso...

Foi você que disse "Muito gostam os anónimos deste blog" ?

Eu gosto ! Definitivamente !

Deve ser "derivado de" todos os AFONSO MESQUITA e MIGUEL ABRANTES, escrevinhadores deste blog, que permancem "in the closet"... Topa ?

Anónimo disse...

Topa nada, só topa a partir do dia em que lê no Público

Anónimo disse...

Talvez fosse conveniente informar os incautos (?)aero-passageiros de quanto iriam subir as taxas de Aeroporto no Sá Carneiro e até na Portela (e depois Alcochete) caso fosse avante a separação do negócio entre os Aeroportos de Lisboa e do Porto.


O que significaria, igualmente, aliviar o Estado dos espectivos custos, no caso do Sá Carneiro astronómicos para os respectivos benefícios (e todos sabem, ou deveriam já saber, o dinheirão que foi ingloriamente enterrado no QUARTO maior Aeroporto português, em termos de volume de passageiros).


Os Estudos estão feitos, mas dizer baboseiras é sempre mais fácil.


Como fácil é encandear papalvos com pantominices do nosso INTERESSE, não é, Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Alter?...